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A IGREJA

Mt 16.18: “Pois tamb�m eu te digo que tu �s Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno n�o prevalecer�o contra ela”.

A palavra grega ekklesia (igreja), literalmente, refere-se � reuni�o de um povo, por convoca��o (gr. ekkaleo). No NT, o termo designa principalmente o conjunto do povo de Deus em Cristo, que se re�ne como cidad�os do reino de Deus (Ef 2.19), com o prop�sito de adorar a Deus. A palavra “igreja” pode referir-se a uma igreja local (Mt 18.17; At 15.4) ou � igreja no sentido universal (16.18; At 20.28; Ef 2.21, 22).

1. A igreja � apresentada como o povo de Deus (1Co 1.2; 10.32; 1Pe 2.4-10), o agrupamento dos crentes redimidos como fruto da morte de Cristo (1Pe .18,19). � um povo peregrino que j� n�o pertence a esta terra (Hb 13.12-14), cujo primeiro dever � viver e cultivar uma comunh�o real e pessoal com Deus (1Pe 2.5; ver Hb 11.6 nota).

2. A igreja foi chamada para deixar o mundo e ingressar no reino de Deus. A separa��o do mundo � parte inerente da natureza da igreja e a recompensa disso � ter o Senhor por Deus e Pai (2Co 6.16-18).

3. A igreja � o templo de Deus e do Esp�rito Santo (1Co 3.16; 2Co 6.14-7.1; Ef 2.11-22; 1Pe 2.4-10). Este fato, no tocante � igreja, requer dela separa��o da iniq�idade e da imoralidade.

4. A igreja � o corpo de Cristo (1Co 6.15,16; 10.16,17; 12.12-27). Isto indica que n�o pode existir igreja verdadeira sem uni�o vital dos seus membros com Cristo. A cabe�a do corpo � Cristo (Cl 1.18; Ef 1.22; 4.15; 5.23).

5. A igreja � a noiva de Cristo (2Co 11.2; Ef 5.23-27; Ap 19.7-9). Este conceito nupcial enfatiza tanto a lealdade, devo��o e fidelidade da igreja a Cristo, quanto o amor de Cristo � sua igreja e sua comunh�o com ela.

6. A igreja � uma comunh�o (gr. koinonia) espiritual (2Co 13.14; Fp 2.1). Isto inclui a habita��o nela do Esp�rito Santo (Lc 11.13; Jo 7.37-39; 20.22), a unidade do Esp�rito (Ef 4.4) e o batismo com o Esp�rito (At 1.5; 2.4; 8.14-17; 10.44; 19.1-7). Esta comunh�o deve ser uma demonstra��o vis�vel do m�tuo amor e cuidado entre os irm�os (Jo 13.34,35).

7. A igreja � um minist�rio (gr. diakonia) espiritual. Ela ministra por meio de dons (gr. charismata) outorgados pelo Esp�rito Santo (Rm 12.6; 1Co 1.7; 12.4-11, 20-31; Ef 4.11).

8. A igreja � um ex�rcito engajado num conflito espiritual, batalhando com a espada e o poder do Esp�rito (Ef 6.17). Seu combate � espiritual, contra Satan�s e o pecado. O Esp�rito que est� na igreja e a enche, � qual guerreiro manejando a Palavra viva de Deus, libertando as pessoas do dom�nio de Satan�s e anulando todos os poderes das trevas (At 26.18; Hb 4.12; Ap 1.16; 2.16; 19.15, 21).

9. A igreja � a coluna e o fundamento da verdade (1Tm 3.15), funcionando, assim, como o alicerce que sustenta uma constru��o.

A igreja deve sustentar a verdade e conserv�-la �ntegra, defendendo-a contra os deturpadores e os falsos mestres (Fp 1.17; Jd 3).

10. A igreja � um povo possuidor de uma esperan�a futura. Esta esperan�a tem por centro a volta de Cristo para buscar o seu povo (Jo 14.3; 1Tm 6.14; 2Tm 4.8; Tt 2.13; Hb 9.28).

11. A igreja � tanto invis�vel como vis�vel. (a) A igreja invis�vel � o conjunto dos crentes verdadeiros, unidos por sua f� viva em Cristo. (b) A igreja vis�vel consiste de congrega��es locais, compostas de crentes vencedores e fi�is (Ap 22.11, 17, 26), bem como de crentes professos, por�m falsos (Ap 2.2); “ca�dos” (Ap 2.5); espiritualmente “mortos” (Ap 3.1); e “mornos” (Ap 3.16; Mt 13.24; At 12.5).

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