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Provas do Genu�no Batismo no Esp�rito Santo

E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Esp�rito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fi�is que eram da circuncis�o, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Esp�rito Santo se derramasse tamb�m sobre os gentios.”

At 10.44,45

As Escrituras ensinam que o crente deve examinar e provar tudo o que se apresenta como sendo da parte de Deus (1Ts 5.21; cf. 1Co 14.29). “Amados, n�o creiais em todo esp�rito, mas provai se os esp�ritos s�o de Deus” (1Jo 4.1). Seguem-se alguns princ�pios b�blicos para provar ou testar se � de Deus um caso declarado de batismo no Esp�rito Santo.

1. O aut�ntico batismo no Esp�rito Santo levar� a pessoa a amar, exaltar e glorificar a Deus Pai e ao Senhor Jesus Cristo mais do que antes (ver Jo 6.13,14; At 2.11,36; 10.44-46).

2. O verdadeiro batismo no Esp�rito Santo aumentar� a convic��o da nossa filia��o com o Pai celestial (1.4; Rm 8.15,16), levar� a uma maior percep��o da presen�a de Cristo em nossa vida di�ria (Jo 14.16, 23; 15.26) e aumentar� o clamor da alma “Aba, Pai”! (Rm 8.15; Gl 4.6). Por sua vez, um batismo no Esp�rito Santo que n�o leva a uma maior comunh�o com Cristo e a uma mais intensa comunh�o com Deus como nosso Pai n�o vem dEle.

3. O real batismo no Esp�rito Santo aumentar� nosso amor e apre�o pelas Escrituras. O Esp�rito da verdade (Jo 14.17), que inspirou as Escrituras (2Tm 3.16; 2Pe 1.20,21), aprofundar� nosso amor � verdade da Palavra de Deus (Jo 16.13; At 2.42; 3.22; 1Jo 4.6). Por outro lado, qualquer suposto batismo no Esp�rito que diminui nosso interesse em ler a Palavra de Deus e cumpri-la, n�o prov�m de Deus.

4. O real batismo no Esp�rito Santo aprofundar� nosso amor pelos demais seguidores de Cristo e a nossa preocupa��o pelo seu bem-estar (2.38, 44-46; 4.32-35). A comunh�o e fraternidade crist�s, de que nos fala a B�blia, somente podem existir atrav�s do Esp�rito (2Co 13.13).

5. O genu�no batismo no Esp�rito Santo deve ser precedido de abandono do pecado e de completa obedi�ncia a Cristo (2.38). Ele ser� conservado quando continuamos na santifica��o do Esp�rito Santo (2.40; 2Ts 2.13; Rm 8.13; Gl 5.16,17). Da�, qualquer suposto batismo, em que a pessoa n�o foi liberta do pecado, continuando a viver segundo a vontade da carne, n�o pode ser atribu�do ao Esp�rito Santo (2.40; 8.18-21; Rm 8.2-9). Qualquer poder sobrenatural manifesto em tal pessoa trata-se de atividade enganadora de Satan�s (cf. Sl 5.4,5).

6. O real batismo no Esp�rito Santo far� aumentar o nosso rep�dio �s divers�es pecaminosas e prazeres �mpios deste mundo, refreando-nos a busca ego�sta de riquezas e honrarias terrenas (20.33; 1Co 2.12; Rm 12.16; Pv 11.28).

7. O genu�no batismo no Esp�rito Santo nos trar� mais desejo e poder para testemunhar da obra redentora do Senhor Jesus Cristo (ver Lc 4.18; At 1.8; 2.38-41; 4.8-20; Rm 9.1-3; 10.1). Inversamente, qualquer suposto batismo no Esp�rito que n�o resulte num desejo mais intenso de ver os outros salvos por Cristo, n�o prov�m de Deus.

8. O genu�no batismo no Esp�rito Santo deve despertar em n�s o desejo de uma maior opera��o sua no reino de Deus, e tamb�m uma maior opera��o de seus dons em nossa vida. As l�nguas como evid�ncia inicial do batismo devem motivar o crente a permanecer na esfera dos dons espirituais (2.4, 11, 43; 4.30; 5.12-16; 6.8; 8.7; Gl 3.5.

9. O aut�ntico batismo no Esp�rito Santo tornar� mais real a obra, a dire��o e a presen�a do Esp�rito Santo em nossa vida di�ria. Depois de batizados no Esp�rito Santo, os crentes de Atos tornaram-se mais c�nscios da presen�a, poder e dire��o do Esp�rito Santo (4.31; 6.5; 9.31; 10.19; 13.2, 4, 52; 15.28; 16.6,7; 20.23). Inversamente, qualquer suposto batismo no Esp�rito Santo que n�o aumentar a nossa consci�ncia da presen�a do Esp�rito Santo, nem aumentar o nosso desejo de obedecer � sua orienta��o, nem reafirmar o nosso alvo de viver diante dEle de tal maneira a n�o entristec�-lo nem suprimir o seu fervor, n�o prov�m de Deus.

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